Prefeito recebe Presidente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello, em reunião com o prefeito, Luiz Augusto Schneider, pleiteou a doação de área destinada à Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) por solicitação do vereador Irani Fernandes. Na tarde de segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2014, acompanhados dos envolvidos na causa, Margarete Bortolotto e médico José Adir Müller, presidente e prefeito estudaram as possibilidades de atender o pedido.

O Poder Executivo colocou à disposição área próxima ao antigo Lângaro Bordignon para facilitar o trânsito entre CAPO e Hospital Santa Casa de Caridade. A demanda da CAPO tem crescido, atendendo inúmeros pacientes de municípios vizinhos que buscam o tratamento oncológico em Uruguaiana.

A entidade considerada de utilidade pública do município buscará recursos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde para instituições que realizam este trabalho com apoio do Poder Executivo para o cadastramento do projeto.

Presidente solicita reativação de curso pré-vestibular gratuito

No encontro entre prefeito e presidente da Câmara, o vereador Ronnie Mello questionou a falta de disponibilidade de cursos pré-vestibular antes disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura e solicitou providências sobre a situação. O prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou que será estudada a proposta, tendo em vista o investimento necessário, o formato adotado e a possibilidade de instituições de ensino participarem do processo de reativação deste serviço à comunidade.

“Pensar educação e oportunizar qualificação aos jovens é básico para o desenvolvimento e crescimento de Uruguaiana”, considerou o presidente do Legislativo.

Retomada do Rubem Berta é colocada em pauta

O processo para a retomada dos voos diários e transporte de cargas no Aeroporto Internacional Rubem Berta é acompanhado pela Câmara Municipal. O prefeito informou que as tratativas com a INFRAERO estão em andamento, há necessidade de qualificação dos guardas municipais como bombeiros com possível regime dedicação exclusiva para cumprimento das exigências de segurança de aeroportos. Para tanto, há previsão da dispensa de cerca de 25 servidores e 65 mil reais mensais do município para o inicio das atividades. O presidente da Câmara frisou que o Legislativo se mantem à disposição para pleitear alternativas efetivas e ágeis.