Prefeito Felice anuncia programa de microcrédito

O prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, anunciou, na manhã desta quarta-feira, a criação de programa de microcrédito para atender profissionais autônomos de baixa renda do município. Segundo Felice, a prefeitura usaria recursos próprios do seu orçamento para oferecer linhas de até R$ 1 mil para profissionais autônomos retornarem ao mercado de trabalho e gerarem renda.
– Em Uruguaiana, cerca de 20% da população economicamente ativa está sem trabalho. A prefeitura vai proporcionar recursos para que os profissionais formados nos 85 cursos profissionalizantes possam iniciar seus negócios – disse
O programa inspira-se na experiência bem sucedida do ganhador do prêmio Nobel da Paz deste ano, Mahammad Yunus, que através do seu banco Grameen Bank criou o microcrédito como inovação financeira em Bangladesh. O microcrédito é um empréstimo de valor muito baixo oferecido a pessoas e pequenos empreendedores, cuja condição impede o acesso a bancos e aos meios tradicionais de financiamento. O microcrédito se originou em países em desenvolvimento, proporcionando trabalho e a possibilidade de geração de renda, além de melhorar a condição de vida das pessoas beneficiadas.
O anúncio do programa ocorreu na agência do Banrisul, durante a entrega de um prêmio de capitalização de R$ 120 mil à professora Elianete Souza Farias. O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, o gerente da agência do Banrisul, Vanderlei Michelon, e o superintendente regional do Banrisul, Oladir Cardoso Matias, também estiveram presentes.

25 de outubro de 2006