Potencial eólico da região é tratado na Câmara

Na reunião desta quinta-feira, dia 26 de outubro, foi aberto espaço para exposição sobre o potencial eólico de Uruguaiana e região Fronteira oeste. O Coordenador do Comitê Pró-Energia de Alegrete, Carlos Osório Dorneles, tratou sobre o funcionamento de parques eólicos, contribuição socioeconômica e oportunidades do método, por indicação do vereador Carlos Delgado (PP).

Apenas 10% de energia gerado no Brasil é eólica, enquanto no Uruguai, por exemplo, atingirá 30%”, ilustrou Dorneles sobre o necessário investimento na área. Durante a manifestação, expôr os projetos em andamento na região; os ganhos econômicos com retorno do ICMS; destacando que não já grande impactos ambientais os parques eólicos.

Através da mensuração dos ventos foi apresentada a capacidade de cada região, sendo a proximidade de Uruguaiana 43 GW e do nordeste rio-grandense, proximidade de Osório, onde há parque eólico instalado, 2,8GW. Também fez uso da palavra da empresa a Renobrax, Energias Renováveis, representada por Stevan Ruschel da Silveira.

Na Câmara Municipal tramita Projeto de Lei nº 112/17 que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de impostos para implantação do parque eólico em Uruguaiana.