Por um Dia Mundial do Trabalho solidário

Lá se vão 120 anos desde o remoto 1º de Maio de 1889, quando o Dia Mundial do Trabalho foi instituído, em Paris, para relembrar os acontecimentos da greve geral, ocorrida na cidade norte-americana de Chicago, em 1º de Maio de 1886. Milhares de trabalhadores norte-americanos foram às ruas protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos. Aquela manifestação ficou na história, não somente pelo conteúdo das reivindicações, mas também pela forma como foram reprimidas as pessoas. Muitos morreram.

Mas 120 anos depois ainda celebramos o 1º de Maio, ainda que sem a menor referência aos mártires de Chicago, sem a memória das árduas reivindicações operárias, esquecendo tudo – completamente tudo – o que significou aquela luta dos trabalhadores de Chicago em prol do nosso direito a um trabalho digno. Como qualquer data comemorativa do calendário anual, comemoramos datas e nos regozijamos com nossos familiares e com nossos amigos mais próximos sem a devida reflexão acerca do momento.

Agora, esta crise financeira e econômica mundial, esta recessão nos mercados dos países do hemisfério norte, talvez, nos leve a vivenciar um 1º de Maio diferente. O momento nos exige, ao menos, um intervalo de reflexão. Quando vemos que muitos de nossos vizinhos sofrem por terem perdido o emprego, que jovens dos nossos bairros não conseguem colocação para a experiência do primeiro emprego, que nossos amigos de mais idade já encontram obstáculos para voltar ao trabalho e que famílias se desagregam por falta de emprego, talvez possamos pensar em formas de ajudá-los.

A Câmara Municipal de Uruguaiana não ignora os acontecimentos da economia mundial. Além de reduzir os gastos com despesas desnecessárias, o Parlamento do Município não tem poupado esforços para que empresas não fechem suas portas em Uruguaiana, para que nossos trabalhadores sejam respeitados onde quer que se encontrem, para que empreendimentos venham para o município, para que nossos jovens sejam qualificados e educados para a vida profissional e social e para que aqueles que trabalham possam seguir com suas vidas de forma plenamente produtiva. Esta é a mensagem que a Câmara Municipal deseja levar a todos os munícipes de Uruguaiana. Que todos possamos celebrar com solidariedade esta data e possamos renovar o entusiasmo na luta por uma vida plena de oportunidades. Bom 1º de Maio!