Política pública sobre depressão pós-parto será instituída em Uruguaiana

A criação de política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na rede pública de saúde foi aprovada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

A matéria de autoria dos vereadores Marcelo Lemos, Márcia Fumagalli e Zulma Ancinello foi votada dia 25 de junho de 2024.

O objetivo é estabelecer a realização de avaliação psicológica para detectar a propensão ao desenvolvimento de depressão pós-parto durante o pré-natal. A doença é entendida como manifestação da depressão quando iniciada nos primeiros seis meses após o parto.

Segundo o projeto, as gestantes identificadas com predisposição para a doença serão imediatamente encaminhadas para aconselhamento e psicoterapia. Também busca efetuar pesquisas sobre o assunto; identificar, cadastrar e acompanhar as mulheres; e conscientizar quanto aos sintomas e à gravidade da doença.

O PL também institui a Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de março.

Os parlamentares proponentes destacam que a depressão pós-parto acomete uma significativa parcela de mulheres no período puerperal, caracterizado por ser uma etapa de alteração no âmbito social, psicológico e físico da mulher. Trata-se de um distúrbio com importantes implicações na vida da mulher. Dentre elas, as principais são a afetação da interação entre mãe e filho, desgaste progressivo na relação da puérpera com seus familiares e aumento das possibilidades de auto e heteroagressões, podendo inclusive surgir ideias suicidas e atitudes que colocam em risco a vida do recém-nato.