Poderes reunidos na Câmara para coibir a violência

Discutir alternativas de prevenção e combate à violência foi o assunto que norteou a sessão extraordinária da Comissão de Serviços e Segurança Pública, promovida hoje na Câmara Municipal de Uruguaiana. Apresentar as dificuldades na área, propor as ações e planejar as soluções foram os temas debatidos no desdobramento da reunião.

Estiveram presentes autoridades representando os órgãos envolvidos com a segurança pública do município como Polícias Civil, Federal e Rodoviária, Brigada Militar, Força Aérea e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo. Segundo o vereador Rogério de Moraes, unir os três poderes no município fortalece a luta no combate à violência. “O crime está banalizado e não podemos deixar a comunidade vulnerável e correndo risco de vida”, afirma o vereador que considera o tema de relevância prioritária para o município.

Entre as questões levantadas pelos integrantes do debate foi pontuada como principal desafio a ser superado a necessidade de aumento no efetivo de profissionais na área da segurança em Uruguaiana. Os presentes afirmaram que o número de servidores está abaixo do recomendado em relação ao número de habitantes do município. De acordo com o vereador José Clemente, a mudança depende de políticas públicas. “Garantir emprego e educação fazem parte do processo de melhorias quanto à segurança”, considerou.

Também houve referência quanto às más condições de material, distribuição de renda e falta da conscientização da população que, por vezes, facilita a ação de bandidos, em atividades cotidianas, como deixar o carro aberto em local público e andar com a carteira com muito dinheiro. A primeira iniciativa que será providenciada, a partir da reunião de hoje, é a realização de uma audiência pública com a possibilidade da presença de representantes do governo estadual que podem auxiliar o município.

11 de abril de 2012