Poder Executivo apresenta dados financeiros preocupantes aos vereadores

Realizou-se na manhã desta segunda-feira, 15 de junho de 2015, no plenário do Poder Legislativo, reunião dos vereadores com o Prefeito Luiz Augusto Schneider e Secretários de diversas Pastas.

A reunião foi provocada pelos membros das Comissões Técnicas Permanentes de Finanças e Orçamento e Constituição, Justiça e Redação com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre projetos de lei que tratam de matérias financeiro-orçamentárias. O Poder Executivo aproveitou a ocasião para expôr a situação financeira do Município, explanando sobre a composição da dívida total que cresceu significativamente nos últimos anos do mandato do prefeito anterior e que vem inviabilizando ações e investimentos da Administração Pública Municipal.

O Secretário de Governo Paulo Henrique Fernandes Inda, expôs dados estatísticos e o levantamento da dívida do município, considerando o período de 1996 a 2013. Conforme as informações mostradas, ao final de 1996, o montante devedor aproximado englobando valores a curto e longo prazo, chegava a R$ 40 milhões, ao final de 2000, representava R$ 60 milhões, ao final de 2004, R$ 50 milhões. Em 2008, no primeiro mandato do prefeito anterior, o montante era de R$ 43 milhões e quando terminou seu segundo mandato, a dívida total, considerados os valores também a longo prazo chegava a R$ 390 milhões, dos quais já foram pagos cerca de R$ 58 milhões.

A situação das finanças de Uruguaiana, segundo o Secretário Inda, foi se agravando ao longo destes últimos dez anos, principalmente, em razão da inadimplência sucessiva de acordos com credores como o INSS e a AES-Sul.

Ao encerramento da explanação, foi aprovada a proposta de que os dados sejam analisados e posteriormente os representantes do Poder Executivo retornem para responder a possíveis questionamentos formulados pelos parlamentares.