Plano de vacinação é esclarecido na Câmara

As coordenações regional e municipal estiveram presentes em reunião extraordinária da Comissão de Serviços Municipais e Saúde na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta manhã, dia 19 de janeiro de 202
1. Por solicitação do vereador Clemente Corrêa, os esclarecimentos sobre a execução do plano de vacinação contra o Covid-19 foram prestados na presença dos vereadores presidente, Carlos Delgado, membros da Comissão vereadores Egídio Carvalho, José Carlos Zaccaro, Marcia Fumagalli e Paulo Kleinubing, e vereadores Marcelo Lemos, Zulma Ancinello, Cristiano Bonapace e Adenildo Padovan.

Em Uruguaiana serão aplicadas 1017 doses da vacina a partir de amanhã, dia 20, às 9h, por equipes de saúde nos estabelecimentos de trabalho dos profissionais da saúde, conforme a responsável pelo setor de Epidemiologia e Serviço Covid, Lílian Stumm. São grupos prioritários aqueles atuantes na linha de frente no combate ao CoronaVírus como centros de triagem, pronto atendimento e Hospital Santa Casa, também casa asilares, conforme protocolos do Ministério da Saúde. No município são cerca de 2.800 mil trabalhadores da saúde, na região são 8.800.

A previsão da 10ª Coordenadoria Regional é receber em Alegrete as doses aproximadamente às 18h para distribuição aos municípios. Os vereadores questionaram as perspectivas para imunização da população de forma generalizada. “É preciso cautela e paciência da população. A expectativa é que no decorrer do ano não se tenha o contágio da forma como assolou o mundo”, ponderou a Delegada Regional de Saúde, da 10ª CRS, Heili Temp. De acordo com o exposto, na região são 190 mil pessoas para serem vacinadas da população-alvo, que corresponde a 41% dos habitantes, sendo progressivo o aumento de pessoas imunizadas.

“A Câmara Municipal insere-se, acompanha
e fiscaliza, contribuindo nestas ações e medidas pertinentes para prevenção e combate do CoronaVírus, assunto tão latente e pertinente para o mundo”, afirmou o vereador Clemente