PL trata de difundir uso do cordão de Girassol

A utilização do cordão de girassol como instrumento para auxiliar a identificação da pessoa com deficiência oculta é tratada em projeto de lei. A proposta de autoria do vereador Carlos Delgado (Progressistas) foi apresentada no dia 9 de maio de 2023 e segue para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

O projeto de lei torna oficial no âmbito no município, a utilização do símbolo para que haja reconhecimento de quem possui deficiências que não são perceptíveis, e assim suporte adequado e atendimento prioritário e humanizado.

De acordo com o projeto, a utilização do cordão de girassol não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência oculta, caso seja solicitado. Também ficam os estabelecimentos públicos e privados responsáveis por orientar seus colaboradores e funcionários. O Poder Executivo Municipal poderá promover um cadastro dos beneficiários do Cordão de girassol para controle e planejamento de ações e políticas públicas futuras.

“Essa é um instrumento internacionalmente utilizado que multiplicou pelo mundo a consciência sobre a sensibilidade no atendimento. Um funcionário atento ao identificar alguém usando o colar de girassóis, discretamente pode direcionar essa pessoa, e seu acompanhante, para um lugar onde receberão atenção especial. O serviço é capaz de evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas e atrasos”, considera Delgado.