PL autoriza criação de Patrulha Municipal de Maria da Penha

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, no dia 20 de maio de 2021, projeto de Lei que cria a Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal.

A matéria da autoria da vereador Manoela Rosa Couto (PDT) designa profissionais efetivos específicos na atuação para atendimento à mulher vítima de violência.

“O atendimento especializado, direcionado e humanizado são essenciais para à mulher vítima de violência. A execução da proposta é reforçar a rede de acolhimento. Temos em Uruguaiana aproximadamente 50 mulheres com medida protetiva vigente, que precisam de proteção”, salienta Manoela.

A forma de atendimento e organização interna da Patrulha Maria da Penha serão fixadas mediante a instituição de protocolos de atendimento, definição de normas técnicas e padronização elaborada pela Secretaria de Segurança e Trânsito de Uruguaiana. O Pl também possibilita que a Prefeitura firme termo de parceria com o Estado e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul no sentido de garantir a efetividade de medidas protetivas.

Entre os objetivos está acompanhar, por meio de visitas domiciliares, os casos; promover o atendimento humanizado e qualificado às vítimas; fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas; orientar as vítimas de agressão; encaminhar imediatamente, em caso de flagrante, o infrator da medida protetiva ou agressor à autoridade policial competente para medidas legais cabíveis.