Pira da Pátria poderá denominar-se “Luiz Machado Stabile”

      As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que propõe denominar a área que compreende a Pira da Pátria de “Espaço Cívico Cultural Professor Dr. Luiz Machado Stabile”. A sugestão foi apresentada dia 10 de setembro de 2024.

    Luiz Machado Stabile foi uma personalidade de notável liderança, vasto conhecimento e relevantes serviços prestados a Uruguaiana, com destacada atuação nas áreas da educação, história, cultura e política.

        Foi membro fundador do CTG Sinuelo do Pago e na organização da Califórnia da Canção Nativa. Recebeu várias homenagens, incluindo a comenda Osvaldo Vergara da OAB-RS e o diploma da Ordem do Mérito Militar. Além disso, é autor de várias publicações poéticas e membro de diversas academias literárias, destacando-se por suas contribuições culturais e literárias.

        Iniciou sua trajetória acadêmica no Colégio União e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Além de sua atuação como professor de Língua Portuguesa em diversas instituições, como a Escola Técnica de Comércio da Associação Cristã de Moços (ACM) e o Colégio União, exerceu cargos de gestão educacional, sendo Diretor-Geral do Colégio União e do Instituto Metodista Educacional de Ribeirão Preto. Sua trajetória também inclui a docência na PUC-RS, campus de Uruguaiana, tanto na FAFIUR quanto no curso de Direito. Também foi vereador por 12 anos.

         A denominação de próprios municipais, vias e logradouros públicos é de competência privativa da Câmara Municipal, de acordo com o Art. 66, inciso XV da Lei Orgânica Municipal.