Pescadores de Uruguaiana e Barra do Quaraí lotam plenário

A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública para tratar de denúncia feita por pescadores e pelo parlamento da Barra do Quaraí sobre desmonte de acampamentos. Na quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, o evento proposto pelos vereadores Rafael Alves (PMDB) e Carlos Delgado (P), foi liderado pela presidente da Comissão, Suzana Alves (PRB), com a presença também dos vereadores Irani Fernandes(P), Zulma Ancinello (PRB), Josefina Soares (P) e Vilsom Brites (PMDB).

Compuseram os trabalhos Comandante da Delegacia Fluvial, Capitão de Corveta, Glauber Araújo; comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, 1°Tenente Muller; da Associação de Pescadores, João Alves; Diretora Municipal de Meio Ambiente, Sheila Rippol e vereador da Barra do Quaraí, Rogério Blanco.

Os presentes solicitaram flexibilidade quanto às fiscalizações nas áreas de preservação permanente nas encostas do Rio Uruguai. De acordo com o exposto, a ordem de desmonte pela Patrulha Ambiental de acampamentos na região da Barra do Quaraí tem prejudicado pescadores que dependem da atividade para sobrevivência.

Na ocasião, foi acertado o encaminhamento da demanda em conjunto com vereadores de Uruguaiana e da Barra do Quaraí ao Ministério Público para busca de solução e redução de prejuízos aos profissionais.