Pesca predatória na pauta da Comissão de Serviços

A Comissão de Serviços Municipais recebeu nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro de 2022, pecadores amadores preocupados com a pesca predatória no rio Uruguai. Por solicitação do vereador Celso Duarte (Progressistas), o assunto será trabalhado pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A Comissão é presidida pelo vereador Clemente Correa (PDT) e estiveram presentes também os vereadores Egídio Carvalho (Progressistas), José Carlos Zaccaro (Progressistas), Márcia Fumagalli (PSB), Zulma Anciello (Republicanos) e Adenildo Padovan (Republicanos).

Entre as situações de denúncia está o descumprimento de normas ambientais como dimensões da malha das redes, também especificações da pesca de espécies e de tamanho de peixes. Os representantes destacaram que a pesca predatória é realizada principalmente por pessoas não profissionais e de fora de Uruguaiana. Durante a reunião, os presentes expuseram os prejuízos de exploração irregular do rio à sustentabilidade do meio ambiente e da economia dos pescadores profissionais.

Na Comissão, a manifestação foi formalizada e na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 16h no plenário haverá nova reunião sobre tema. Serão convidadas autoridades e órgãos envolvidos ou responsáveis pela fiscalização.