Parlamento solicita vacina para população privada de liberdade

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26, foi aprovado requerimento solicitando a vacinação contra o vírus H1N1 aos detentos e servidores da Penitenciária Modulada de Uruguaiana. A observação apresentada pelo vereador Irani Fernandes (PP) tem em vista a facilidade de contaminação em massa no confinamento em que os presidiários vivem, condição que aumenta o risco de difusão de vírus. “Acompanhamos a indicação da direção da penitenciária, também o fato de contágio rápido no cárcere extensivo em dias de visita e consequentemente para a sociedade em geral fora dos muros da instituição”, afirmou o parlamentar. LEIA MAIS...

               A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza de acordo com o Ministério da Saúde, que estabelece como diretriz para vacinar presos a política nacional de saúde prisional. O período da Campanha iniciado segunda-feira irá até 20 de maio.

                 Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).