Parlamento ouve reivindicações de Guardas Municipais

As reivindicações dos Guardas Municipais foram explanadas aos vereadores na sessão ordinária de ontem, dia 19 de junho de 2013. A apresentação dos servidores municipais versou principalmente sobre a execução e o pagamento de horas extras, buscando esclarecer as razões pelas quais pretendem a reintegração do direito à categoria. A utilização do espaço da tribuna foi sugerido pelo vereador Rafael Alves e apoiado pelos demais parlamentares.

O representante dos GMs, Antônio Lara, pontuou a importância do Governo Municipal rever os valores destinados às horas extras. Entre os argumentos apresentados, está a necessidade de atender a demanda da comunidade por segurança e proteção dos bens públicos e a dificuldade na logística de trabalho enfrentada sem o acréscimo das horas. Foi destacado ainda o transtorno causado aos servidores por não ter sido anunciada a decisão do corte do benefício antecipadamente, o que provocou o desconforto dos guardas que contavam há anos com a vantagem. “Não pedimos para ganhar nada, apenas não queremos perder”, esclareceu Lara.

O vereador Ronnie Mello, no período da tribuna, ponderou a falta de planejamento do Governo Municipal, tendo como base o aumento cedido a todos os servidores municipais há poucas semanas em detrimento do cancelamento das horas extras desta categoria. Ainda salientou que o Tribunal de Contas não proferiu apontamento ao município, mas orientou as autoridades sobre a situação. “A Prefeitura pode reavaliar a situação e conferir novamente o benefício aos GMs”, considerou. Também no espaço da tribuna, o vereador Marcelo Lemos, relatou a difícil situação vivida pelos GMs a partir do corte inesperado dos salários. “É preciso pensar na realidade destes servidores que tiveram seus rendimentos cortados pela metade”, afirmou.

A Câmara Municipal de Uruguaiana, através da Comissão da Serviços Municipais, tratará sobre o assunto para buscar compreensão e acordo entre as partes para solucionar a indisposição acrescentada ao serviço de segurança no município.