Parlamento mobilizado em favor da segurança

A preocupação dos parlamentares de Uruguaiana com a segurança do município foi levada ao Secretário Estadual da Segurança Pública, Airton Michels, em audiência ontem, dia 17 de maio de 2012. Os integrantes da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, vereadores José Clemente Corrêa, Mauro Brum, Rafael Alves, Rogério de Moraes e Ronnie Mello destacaram os últimos episódios de violência que foram divulgados pela imprensa para ilustrar a situação do município.

Na ocasião foi solicitada a intervenção do Governo Estadual no combate à violência em Uruguaiana. “As particularidades do município devem ser consideradas e tratadas com especificidade e atenção, como a crescente onda de violência e a localização fronteiriça”, afirmou o presidente da Comissão, ver. Clemente.

Entre os problemas declarados, o destaque foi a necessidade de ampliação no número efetivo de policiais em atividade, a possibilidade de formação qualificada para os servidores, incluindo os novos, também a superlotação do sistema penitenciário e a falta de material para o policiamento. “A situação é caótica, precisamos de providências e apoio do Estado”, afirmou o vereador Rogério.

Da mesma forma que foram expostas as carências, algumas sugestões foram apresentadas pelos representantes de Uruguaiana, como o retorno de policiais militares ao município que hoje atuam na região metropolitana, também a implantação de uma das turmas de formação em Uruguaiana.

Segundo o Secretário Michels, os problemas relatados serão verificados e analisados para que providências sejam tomadas. “Entre várias comitivas que recebemos dos municípios, poucas tinham demonstrado tamanha preocupação”, concluiu. O secretário também afirmou que cidades com o mesmo porte de Uruguaiana têm as mesmas inquietações, entretanto irá averiguar a possibilidade de modificações para solucionar os problemas.

No mês de junho, será agendada audiência pública para tratar sobre o tema com a presença de Airton Michels. Também participaram do encontro o deputado estadual Frederico Antunes, o presidente do Consepro, Clarindo Barbosa, e o presidente da CDL, Jorge Urquiza.

Comissão busca outros apoios Estaduais

Os vereadores da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Uruguaiana apresentaram os problemas da segurança para o Chefe de Polícia Civil do Estado, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. Foi sugerido o aumento do número de servidores atuando em Uruguaiana.

O Chefe destacou a importância da presença de uma comitiva multipartidária para esclarecer que os problemas da segurança vêm de outras lideranças, e neste sentido, busca-se dimensionar os problemas e solucioná-los na medida do possível. “Mesmo assim, enfrentamos dificuldades que fogem ao nosso controle, por exemplo as novas turmas de formação de policiais que iniciaram com 800 profissionais e com a evasão se formarão cerca de 700”, afirmou.

Hoje, os parlamentares estarão reunidos com o Comando Geral da Brigada Militar para discutir ações para a segurança do município. Também está agendada audiência com a Secretaria de Infra-estrutura do Estado.