Parlamentares reúnem-se com promotor para falar sobre guarda municipal

Os vereadores Rafael Alves (PSDB), Gilberto Risso (PMDB), Ronnie Mello (PP), Adalberto Silva (PP), José Clemente (PT) e vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) reuniram-se hoje, dia 22 de novembro de 2012, com o Promotor de Justiça, Edgar Vitassir, para tratar sobre os projetos de lei do Poder Executivo que sugerem a instituição da Guarda Escolar de Uruguaiana (GEM). O promotor manifestou apoio à ação que busca preencher a ausência de segurança nas escolas públicas de educação infantil e fundamental do município.

O relato frequente de violência nas instituições de ensino que acarretam em transtornos para a formação plena dos estudantes, como agressões físicas, comercialização de drogas e bulling, motivam a adesão ao projeto. A proposta considera a criação do cargo de guarda municipal para dispor do número suficiente de funcionários que garantam a segurança de forma permanente no funcionamento das escolas, assim como a formação contínua e qualificada dos profissionais.

Os projetos de lei tramitam nas comissões técnicas da Câmara Municipal para análise e apreciação posterior em plenário. Entre os dispositivos da proposta, está a vinculação dos funcionários à Secretaria Municipal de Educação e atividades dos guardas como tomar providências sobre a retirada de pessoas não autorizadas nas escolas, zelar pelo patrimônio público das instalações e cumprir com ações disciplinares.