Ocupação de áreas atingidas pela enchente do Rio Uruguai preocupa vereadores

A Câmara Municipal debateu, nesta quinta-feira (17/09/09), medidas para evitar a reocupação ou a permanência de famílias nas áreas atingidas pelas enchentes do Rio Uruguai, em bairros riberinhos de Uruguaiana. A discussão do tema teve início com o requerimento do vereador Rogério de Moraes (PSDB) que solicita o cadastramento das pessoas atingidas pela enchente e o estudo de medidas que impeçam a reconstrução de moradias nestas áreas.

Segundo o vereador Rogério de Moraes, a cada ocorrência de enchentes, o erário é prejudicado pelas despesas de remoção das famílias que vivem nas áreas de risco. “São necessárias medidas de força para que não voltem a ser ocupadas estas áreas. A sugestão é de que o prefeito estudo uma forma de decretar uma linha vermelha, que delimite as áreas dentro da qual nenhuma moradia poderá ser construída, e que essas famílias sejam contempladas nos novos projetos habitacionais. É preciso resolver definitivamente esse problema dos flagelados pela enchente”, comentou.

Nesta semana, o vereador Rafael Alves (PSDB) também havia apresentado requerimento semelhante. Ontem, de acordo com o vereador Alves já havia 12 moradias atingidas pela cheia do Rio Uruguai somente no bairro Mascarenhas de Moraes. Para o vereador Francisco Barbará (PMDB), seria necessária uma fiscalização muito intensa do município para retirar as famílias das zonas atingidas. “O ideal é a retirada de famílias das zonas de risco, mas temos que ter a consciência de que o crescimento espontâneo, em Uruguaiana, vai continuar existindo e que as pessoas ocupam essas áreas pela necessidade de habitar”, comentou.

O líder do governo no parlamento municipal, vereador Fernando Tarragô (PSDB), destacou que, desde 1963, o município retira pessoas das áreas de enchente e que a cidade tem um dos menores números de flagelados do Estado. “Discordo quando se fala que nunca foram tomadas medidas para evitar a ocupação. A vila Tarragô é exemplo de que medidas foram tomadas”, salientou.