Obrigatoriedade de eliminador de ar da tubulação de água é aprovada

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta quinta-feira, dia 8 de agosto de 2019, Projeto de Lei que trata da instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água no município.

A matéria de autoria dos vereadores Rafael Alves (PMDB), Suzana Alves (PRB) e Mano Gás (PSDB) determina a obrigação da empresa concessionária a instalar o mecanismo, por solicitação do consumidor.

O equipamento que antecede o hidrômetro, de acordo com os parlamentares, bloqueia a passagem de ar que pode resultar em uma medição exagerada no consumo de água, atingindo o percentual superior a 10%.

“Acompanhamos muitas reclamações sobre os valores do fornecimento de água e esgoto, assim equalizamos a relação entre a concessionária e o consumidor, dando aos moradores maior certeza de que será cobrado o valor real do seu consumo mensal de água”, considerou um dos autores, vereador Mano Gás.

Conforme o projeto de lei, a instalação dos equipamentos eliminadores de ar deverá ser feita pela concessionária ou por empresa profissional por esta autorizada, tendo o prazo de 30 dias para efetivá-la.