Novo modelo de transporte intermunicipal privilegiará o cidadão

O presidente da Comissão de Serviços Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secional do Rio Grande do Sul, advogado Lauro Delgado, anunciou, nesta terça-feira (14/07/09), na Câmara Municipal de Uruguaiana, que o projeto do novo modelo de transporte intermunicipal para o Rio Grande do Sul deverá ser apresentado à Assembléia Legislativa Gaúcha até o final do ano. Segundo Delgado, o novo modelo privilegiará os interesses dos cidadãos gaúchos.

Delgado não poupou críticas ao atual modelo vigente de concessão dos serviços públicos de transporte intermunicipal. “O DAER tem se revelado irresponsável e inconsequente na gestão do atual modelo, privilegiando os interesses das empresas em detrimento dos cidadãos. A gestão é tão irresponsável que a tarifa chega a ser absurda, ao ponto de que o transporte coletivo é mais caro que o transporte individual. É preferível viajar de automóvel do que de ônibus pelo preço da tarifa e pelo horário”, enfatizou. Delgado também classificou de “excludente” e “injusta”, a gestão do DAER.

O novo modelo de transporte intermunicipal, no entanto, ainda está em fase de elaboração do projeto. De acordo com o presidente da Comissão de Serviços Públicos da OAB/RS o projeto está sendo elaborado com sugestões do ex-ministro dos Transportes, uruguaianense Cloraldino Severo, e com o apoio de várias entidades gaúchas como os Coredes, Ministério Público, Forum de Desenvolvimento, Colegiado da Cidadania e Câmaras de Vereadores. “Queremos um modelo de equilíbrio entre o interesse das empresas e o dos usuários e um modelo que não exclua as pessoas. Vamos resgatar o serviço público para aquelas pessoas que não têm alternativa e a qualidade deste serviço”, comentou.

A exposição de Delgado foi acompanhada por lideranças de várias entidades civis e empresariais do município como Sindicato Rural, ABTI, CDL e OAB. Os vereadores manifestaram o apoio ao trabalho da comissão de serviços públicos da OAB/RS e pretendem levar o projeto ao conhecimento da União dos Legisladores da Fronteira Oeste (Ulfro). Delgado disse que o parâmetro argentino de transporte intermunicipal é um modelo a ser analisado.