NOTA PÚBLICA

        A Câmara Municipal de Uruguaiana, após divulgar ato de vandalismo no nosso prédio histórico e com as informações de nossos cidadãos, identificou que além de crime contra patrimônio público, os indivíduos cometeram crime de racismo. Dessa forma, solicitamos mais uma vez a colaboração dos cidadãos para identificar os indivíduos.

         Quem tiver informações podem encaminhar denúncia anônima para Ouvidoria através do nosso site ou diretamente na 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana.

           O Poder Legislativo repudia qualquer manifestação de racismo ou discriminação. O ato é grave. É crime. É inadmissível. Não será tolerado esta declaração de ódio e ataque a nossa sociedade.

           Foi pichada a palavra “nigga”, negro em português, que é totalmente evitada na língua inglesa e principalmente nos Estados Unidos. Esse é um termo extremamente ofensivo e racista e a palavra, em particular, tem uma história muito negativa. Também o símbolo de uma suástica, símbolo da Alemanha nazista, pichada incompleta após interpelação do guarda do prédio.

           A Câmara Municipal registrou ocorrência e o Gabinete de Gestão Integrada, que reúne todos os órgãos de segurança, está empenhado para identificar e responsabilizar os indivíduos.

           O crime é de racismo, com base no parágrafo 1 do artigo 20 da lei 7716, que trata de "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

             Os vídeos estão disponíveis no Facebook da Câmara Municipal.