Neraí Kaufmann é eleita presidente da Câmara Municipal

A vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), em seu primeiro mandato como parlamentar municipal, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana para 2009. Na história legislativa local, ela é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente do Palácio Borges de Medeiros. A eleição ocorreu na noite de 1º de janeiro, após ter sido realizada a posse dos 11 vereadores eleitos para a legislatura 2009/2012. Ao assumir o cargo, a parlamentar enfatizou que os trabalhos legislativos serão norteados pela ética e que a Câmara Municipal exercerá suas atribuições de legislar e fiscalizar.

Foram necessárias duas votações para eleger a única nominata inscrita para compôr a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Na primeira votação, a nominata, presidida pela vereadora Neraí Kaufmann, não obteve os seis votos necessários para a eleição. A sessão de posse chegou a ser interrompida por uma hora para que uma nova nominata fosse registrada. A chapa foi reapresentada com os mesmos nomes, porém com modificações nas funções a serem desempenhadas. Na segunda votação, a única chapa inscrita conseguiu os seis votos favoráveis (maioria absoluta).

Além da vereadora Neraí Kaufmann, também foram eleitos para compôr a Mesa Diretora os vereadores Josefina Soares (PSDB), como vice-presidente, Rogério de Moraes (PSDB), como primeiro-secretário, Ronnie Mello (PP), como segundo-secretário, e Rafael Alves (PSDB), como terceiro-secretário.

Após a eleição, a nova presidente da Câmara Municipal deu posse ao prefeito reeleito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). Em seu discurso, Felice anunciou que espera contar com o apoio da Câmara Municipal para tratar dos problemas do município com responsabilidade e determinação. Felice salientou que entre os desafios para 2009 está a realização da concorrência pública de concessão dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de esgoto em Uruguaiana. “Não podemos nos omitir diante da responsabilidade que temos em modificar uma realidade: 90% da cidade está com esgoto a céu aberto. Vamos vencer, unidos, este desafio”, declarou. Felice também prometeu extrema atenção para a área de educação infantil com aumento no número de vagas. O prefeito disse que estuda duas alternativas para melhorar e ampliar as instalações físicas da Câmara Municipal.

2 de janeiro de 2009