Município perde verbas para videomonitoramento

Na sessão ordinária de ontem, dia 16 de agosto de 2012, o vereador José Clemente Corrêa (PT) manifestou-se na tribuna sobre a sequente perda de adesões nos projetos do Governo Federal pelo município. O Poder Executivo não elaborou proposta adequada ao edital que destina verbas estaduais para investimentos no videomonitoramento de Uruguaiana. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) informou que Uruguaiana deixou de encaminhar as documentações necessárias para participar da ação.

Segundo o parlamentar, pela segunda vez o município perde recursos por não desenvolver projetos para disputar e justificar o recebimento das verbas para a ação de segurança. Cidades como São Borja tem em execução a implantação de câmeras e de salas de monitoramento com verbas do governo estadual para aplicação e manutençãodo projeto.

“Perde-se recursos públicos por falta de capacitação para o desenvolvimento de projetos e de empenho dos responsáveis por esse setor”, considerou. A possibilidade de Uruguaiana receber verbas dos governos estadual e federal permite a economia de recursos do município que podem ser gastos em outras ações que garantam a segurança de população.

Neste sentido, Clemente destaca a contratação de empresa pelo município para o serviço de monitoramento com recursos municipais e valores elevados, o qual o contrato foi rompido entre o município e a empresa sem esclarecimentos sobre as circunstâncias e os motivos. Informações do Poder Executivo sobre as verbas investidas nas câmeras que haviam sido instaladas no município este ano foram solicitadas através de requerimento pela Câmara, sem retorno. O Ministério Público será informado sobre a situação.