Município deverá realizar campanha em Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus

A realização de Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus deverá ser instituída após aprovado projeto de lei nesta terça-feira, dia 12. A ação criada pelos vereadores Gilberto Risso (DEM) e Irani Fernandes (PP) busca a promoção de campanha para conscientizar e acompanhar as pessoas com a doença durante semana que compreende o dia 10 de maio de cada ano. LEIA MAIS...

              O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais. A doença é enfrentada principalmente por mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino).

           Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer.


Sintomas do Lúpus

            Os sinais mais comuns são cansaço, desânimo, febre, perda de apetite, queda de cabelo e inflamação nas articulações. As lesões de pele mais características são manchas avermelhadas no rosto, conhecidas como “lesões em asa de borboleta”.

            Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas como problemas de visão, dor abdominal e dificuldade para respirar por manifestações em outros órgãos como rins, pulmão, coração e cérebro.

Atividades propostas pelo projeto de Lei

                 Na Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus deverão ser realizadas atividades, através da Secretaria Municipal da Saúde, pelo esclarecimento da sociedade sobre os sintomas e o tratamento da doença. O projeto prevê a participação de professores e alunos de instituições de ensino básico, superior e técnico.

                  Poderão somar-se aos eventos sobre o assunto, médicos, enfermeiros, funcionários de clínicas e ONGs ligadas a saúde ou que tratem da valorização da vida e do ser humano, com palestras sobre o assunto divulgadas pelos meios de comunicação, campanhas de conscientização nas escolas com trabalhos e através de apresentação de peças teatrais e incentivo aos alunos pela pesquisa, com formação de cartazes sobre as características da doença, seus sintomas, precauções a serem tomadas por pessoas com lúpus, orientações e exames médicos e assistência aos familiares