Mudança na ordem do desfile da Semana da Pátria é solicitada

O Poder Legislativo indicará alteração no desfile de 7 de setembro de 2019, de forma que as entidades representativas das pessoas com deficiência e dos idosos ocupem prioridade no início da ordem da cerimônia.

A demanda apresentada em plenário na terça-feira, dia 11 de setembro de 2018, pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, será encaminhada ao Prefeito para que determine providências à SEMED através da futura Comissão Organizadora da Semana da Pátria de 2019.

As pessoas com deficiência e as idosas têm maior dificuldade para realizar situações cotidianas, como questões fisiológicas e dependência de medicação contínua. Ao desfilarem no início do evento reduz-se o tempo de espera e exposição. “Dessa forma o poder público garante prioridade, embora não prevista na legislação, com respeito, sensibilidade e compromisso integral com a inclusão social”, considerou Irani.

O parlamentar ainda contextualizou que em 2014, por requerimento da Casa Legislativa, atendendo a um projeto de inclusão social, foi solicitado à SEMED incluir a Associação dos Amigos das Pessoas com Deficiência Física, no desfile de 7 de Setembro daquele ano em diante. Posteriormente, entidades representantes de outras deficiências somaram-se ao exemplo patriótico da AADUR.

Neste ano de 2018, entidades representativas das pessoas com deficiência desfilaram a partir da 52ª posição, a ATAPUR (aposentados) em 56ª e o SESC (Projeto Maturidade Ativa) em 58ª, e apenas o Centro de Equoterapia desfilou na 5ª posição na Ordem de Desfile. Logo após o Desfile Militar que iniciou às 10 horas, veio o Desfile Escolar e de entidades sociais.