Mudança na liderança do Governo na Câmara

Durante o espaço da tribuna livre dessa terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, a alteração do Líder do Governo na Câmara foi manifestada. O vereador Rafael Alves (SDD), atual ocupante do posto, esclareceu o seu pedido de afastamento da liderança comunicado ao Prefeito no último dia 3. O Líder é indicado através de correspondência oficial, pelo Chefe do Executivo, formalização ainda não realizada após a solicitação do vereador Rafael Alves.

Conforme estabelece o regimento interno da Casa Legislativa, ao Líder do Governo compete ocupar espaços defender, esclarecer e explanar sobre projetos de origem executiva; ainda solicitar a retirada de projetos de origem executiva quando no interesse do Poder. De acordo com o vereador Rafael, o distanciamento deve-se pela falta de oportunidade de debater na Casa Legislativa, em nome do Governo, problemas cruciais da municipalidade. “Também por não ter concretizado nenhuma das expectativas de quem represento neste Parlamento”, complementou.

Entre as demandas apresentadas e negligenciadas, segundo o vereador, está licença maternidade de seis meses para servidoras municipais, tombamento de sítios arqueológicos jesuíticos, desapropriações em momentos ditos de crise fiscal, perda de recursos federais para o Gabinete de Gestão Integrada, cancelamento do projeto Karatê Além do Esporte, a perseguição aos comerciantes da Baixada, as casinhas dos taxistas nos pontos de táxis, e a não realização do convênio entre Prefeitura e Instituto Rio Grandense do Arroz. Também a informação errônea de que a atual dívida do município de 390 milhões de reais.