Mototaxistas lotam plenário da Câmara e demonstram descontentamento com projeto de lei
A audiência pública, realizada na noite desta terça-feira 23 de agosto de 2011, para debate sobre a regulamentação da profissão de mototaxista e motofretista, proposta pelos vereadores José Clemente (PT), Rogério de Moraes (PSDB) e Mauro Brum (PMDB), contou com presença significativa da categoria, lotando o plenário Ramão Barbat Filho.
Ao iniciar a audiência, o vereador Mauro Brum leu o projeto de lei encaminhado à Câmara, dando ciência de seu conteúdo aos presentes. Após, manifestaram-se o representante dos mototaxistas, sr. Jovelino Baldez Martins, presidente da AMTU – Associação dos Mototaxistas de Uruguaiana, dos taxistas, sr. Neri de Oliveira, presidente do SINCAVER, do transporte coletivo urbano, sr. Luiz Guilherme Onório, presidente da ATPU e demais convidados, o Policial Rodoviário Federal Venâncio Márcio Izcak e o presidente do Sindimercosul, sr. Jorge Frizzo.
Foi notório o descontentamento dos trabalhadores mototaxistas e motofretistas presentes à audiência pública em relação aos dispositivos apresentados no projeto de regulamentação que reduz em quase 70% (setenta por cento) o número atual de motocicletas nesse serviço.
O presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello (PP), lamentou que o Poder Executivo não tenha sido representado na audiência considerando que o projeto foi elaborado pelo governo municipal, o qual poderia ter esclarecido diversas situações, além de explicado a forma como se chegou à regulamentação proposta, repassando, para a Câmara Municipal, toda a responsabilidade das alterações.
Os vereadores mostraram-se solidários e receptivos às ponderações feitas e se comprometeram a analisar a matéria com cuidado e atentos às reivindicações da classe, ficando aberta a possibilidade da realização de outro encontro para colher sugestões e melhoramentos para a matéria, que deverá ser votada em até 45 (quarenta e cinco) dias pelos legisladores.