Moradores da Rua Conde de Porto Alegre temem despejo

Os moradores da Rua Conde de Porto Alegre, no centro de Uruguaiana, estiveram reunidos, no final da tarde de segunda-feira, com o prefeito Sanchotene Felice e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério de Moraes, para discutir alternativas para evitar o possível despejo de 18 famílias do local. No último 14 de novembro, moradores que residem no local receberam intimação para desocupação de imóvel em uma ação de reintegração de posse.
Na reunião, o prefeito e presidente da Câmara de Vereadores ouviram os relatos de moradores como Carmen Falcão, 61 anos. A dona-de-casa reside há 24 anos no local e está preocupada com a situação. Segundo ela, se ocorrer o despejo judicial muitos não terão para onde ir. Na rua Conde de Porto Alegre, residem 86 pessoas.
O presidente da Câmara Municipal, Rogério de Moraes, informou que as 18 famílias estão revivendo o mesmo conflito de um ano atrás, quando foi preciso que a Câmara de Vereadores interferisse junto à prefeitura para que uma ação de despejo fosse retirada. Segundo o vereador, muitos dos moradores que receberam a intimação para desocupação dos imóveis já pagam IPTU há alguns anos.
Na reunião com os moradores, o prefeito Sanchotene Felice determinou ao procurador-geral do município, Giordano Puouy, que analise o processo e verifique se as famílias estão residindo ou não sobre áreas do município ou sobre áreas particulares. O prefeito determinou que até quarta-feira, a Procuradoria do Município tenha uma definição sobre o caso. Segundo o prefeito, se os imóveis forem particulares a administração municipal não poderá interferir no processo de reintegração de posse.

27 de novembro de 2006