Moção contra a retirada do plebiscito para venda de estatais será encaminhada

O Projeto de Emenda Constitucional nº 280/19 que tramita na Assembleia Legislativa propõe a dispensa da consulta por plebiscito para a venda das estatais no Rio Grande do Sul.

Na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana do dia 6 de abril de 2021, foi aprovada moção de repúdio de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), com maioria dos votos em plenário.

De acordo com o apresentado, a revogação de artigos da Constituição refere-se a noticiada intensão do Governo Estadual privatizar CORSAN, PROCERGS e BANRISUL. “Entendo que a população tem direito de decidir e ser consultada sobre estes temas. Ademais, tais empresas são essenciais para o desenvolvimento do nosso Estado e a eventual fragilização da posição pública das mesmas pode acarretar em importantes perdas econômicas”, afirma Marcelo.