Ministro Tarso Genro negociará uma solução para o setor de transportes

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou que o governo brasileiro negociará uma solução para problema do setor de transportes internacionais. Genro recebeu, na tarde desta segunda-feira, em Santana do Livramento, uma cópia da Carta de Uruguaiana. O documento contém as reivindicações do setor de transporte internacional para a falta de tratamento isonômico nos vizinhos países do Mercosul.
A Carta de Uruguaiana foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes, e pelos representantes das entidades do setor de transporte internacional na prefeitura de Santana do Livramento.
Ao ser questionado sobre a medida adotada pela Secretaria de Energia da República Argentina, que diferenciou o preço do óleo diesel para estrangeiros na faixa de fronteira do território argentino, prejudicando as empresas do setor de transporte internacional brasileiras, o ministro Tarso Genro afirmou que a posição do governo brasileiro não será de promover uma retaliação contra a Argentina.
– O Brasil jamais vai retaliar a Argentina. O Brasil é o país com a economia mais sólida e todos os países da América Latina estão procurando se reerguer economicamente como está ocorrendo com a Bolívia. Nosso propósito é constituir um bloco econômico forte e questões pontuais, como a dos preços diferenciados do óleo diesel para estrangeiros, na Argentina, serão negociadas para buscarmos medidas compensatórias para o setor de transporte. Acreditamos que exista a possibilidade do governo oferecer contrapartidas para manter o equilíbrio no setor – disse.
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana disse que o propósito das entidades e lideranças signatárias da Carta de Uruguaiana é agendar uma audiência, em Brasília, para tratar do assunto com os ministérios das Relações Exteriores e Ministério das Minas e Energia.
A Carta de Uruguaiana resultou da audiência pública promovida conjuntamente pela Comissão do Mercosul, da Assembléia Legislativa do Estado, e pela Câmara Municipal de Uruguaiana, em 4 de setembro passado. No documento, as entidades e lideranças políticas cobram uma posição do governo federal com rela
ção ao tratamento diferenciado que as empresas de transporte internacional sofrem, sobretudo, na Argentina. O manifesto já foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há duas semanas, em Santa Maria.

18 de setembro de 2006