Ministério lança campanha contra o Trabalho Infantil na Câmara

O Ministério do Trabalho e Emprego no RS lança na próxima semana a campanha: “O Mercosul Unido Contra o Trabalho Infantil”. Em Uruguaiana, o evento acontece no dia 29 de agosto de 2012, próxima quarta-feira, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento é aberto ao público e não precisa de prévia inscrição.

Na oportunidade, estarão presentes nos eventos representantes da OIT, dos Ministérios do Trabalho e Emprego dos Países do Mercosul, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais.

A Campanha faz parte do projeto de apoio ao Plano Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil assinado em novembro de 2010 entre os Ministros do Trabalho e Emprego do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Este Plano prevê a harmonização da Declaração Sócio-laboral do MERCOSUL no tema trabalho infantil, de acordo com as normas internacionais que garantam os direitos das crianças; levantamento estatístico sobre a realidade do trabalho infantil nos estados membros; e elaboração de mecanismos de cooperação entre os países que inclui programas de sensibilização, conscientização e ações conjuntas de intervenção na região.

O principal objetivo da campanha é conscientizar a sociedade da necessidade imediata de prevenir e erradicar o trabalho infantil, com foco especial no trabalho agrícola, doméstico e na exploração sexual comercial. O seu lançamento também faz parte dos preparativos para a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que será realizada no Brasil em 2013.

Eventos de lançamento programados:
Fronteira Brasil/Argentina no dia 29 de agosto de 2012, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana.
Fronteira Brasil/Uruguai no dia 30 de agosto de 2012, às 14 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Santana do Livramento, sito Rua Senador Salgado Filho, 528, Centro, Santana do Livramento/RS, Brasil.

Informações: Serviço de Comunicação – SRTE/RS