Metodologia de fiscalização do CREA para o Carnaval é apresentada
O projeto de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) para as atividades técnicas profissionais do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana foi apresentado ao presidente do Legislativo, vereador Ronnie Mello pelo responsável Juliano do Nascimento Pinto. O trabalho realizado pela inspetoria de Uruguaiana prevê a aplicação das regras de segurança nas áreas da engenharia civil, elétrica, química e mecânica referente à estrutura das sedes das escolas de samba, da Avenida e dos carros alegóricos.
Prevista para ser realizada em fevereiro e março, a iniciativa do Conselho busca evitar acidentes decorrentes do descumprimento da legislação. Serão avaliadas pelos profissionais responsáveis do Conselho as condições na “passarela do samba” considerando a montagem de estruturas metálicas que servem de sustentação de pessoas; instalações elétricas em baixa tensão; instalação de banheiros; sonorização e câmeras de monitoramento e pirotecnia; e nos barracões e sedes das escolas o cumprimento do Plano de Prevenção Contra Incêndios e utilização de estruturas metálicas com solda para montagem das alegorias.
O presidente da Câmara reiterou que o trabalho realizado pela entidade autárquica de fiscalização contribui para a segurança do público que prestigia o evento e daqueles que trabalham pelas escolas e solicitará atenção à acessibilidade dos espaços. “Assim como os demais órgãos de fiscalização, há normas básicas que devem ser cumpridas para impedir acidentes que estraguem a melhor festa de Uruguaiana”, considerou.
30 de janeiro de 2014