Mês de prevenção ao HIV/AIDS e DSTs poderá ser instituído em Uruguaiana

A inclusão no calendário de eventos de Uruguaiana do “Dezembro Vermelho” está em análise na Câmara Municipal.

A proposta da vereadora Zulma Ancinello (PRB), foi apresentada na reunião desta terça-feira, dia 24 de outubro, e segue para apreciação das Comissões Técnicas da Casa.

O Projeto de Lei nº 133/17 dispõe sobre a campanha de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Nele fica estabelecido o mês de dezembro de cada ano para o desenvolvimento de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento das doenças, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada.

A campanha deverá ter como foco prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. “É preciso esclarecimento amplo e geral a respeito do tema, e disseminação de mensagens de apoio e solidariedade. Estamos falando de doenças sérias que já foi um dos piores males da nossa sociedade. Temos a perspectiva de alcançar uma maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito que ainda existe contra esse segmento populacional”, considerou Zulma sobre a matéria.