Mês de conscientização da violência contra idoso é sugerido

Projeto de Lei que institui a Campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana. A matéria da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentada dia 15 de junho de 2021.

A proposta estabelece a realização da campanha anualmente durante a semana de 15 de Junho, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas.

Durante a manifestação, a vereadora salientou que o Brasil já possui mais de 30 milhões de pessoas que estão acima dos 60 anos de idade. “Somente em 2020, o Disque 100 recebeu 33.133 denúncias de violência contra idosos, com 68.870 violações. Seja imposta pelos próprios familiares (76,3% dos casos), por empregadas domésticas, cuidadores ou por funcionários de instituições de saúde, os idosos não têm como se defender diante de maus tratos, negligência (76,84%), abandono, abuso financeiro (42,82%), e violência física ou psicológica (56,47%)”, expôs Zulma.