Mensageiros da Paz recebem comendas da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Uruguaiana homenageou na noite de quinta-feira, em sessão solene, frei Ivo Bortoluz e Iolanda Lopes Fiel com a comenda “Mensageiro da Paz”. Os dois homenageados se destacaram por atos de promoção da paz no município. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e foi permeada por apelos de pacificação nas relações entre os poderes legislativo e executivo do município.
Indicado pela Câmara de Vereadores, frei Ivo Bortoluz recebeu a homenagem das mãos do presidente do Poder Legislativo, vereador Francisco Barbará (PTB). Natural de Caxias do Sul, o religioso ingressou na Ordem dos Carmelitas, em 1961, e atua como vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Uruguaiana. Além de escrever colunas semanais, frei Ivo é autor de três livros (Sonhando o sonho de Deus; Um coração, um sonho, uma vida; Retalhos da Vida).
– O diploma que recebi hoje irei levá-lo e guardá-lo com muito carinho esteja onde estiver. Recebo com alegria e gratidão a homenagem – disse frei Ivo.
A tradicionalista Iolanda Fiel foi indicada pela Comissão Organizadora da 11ª Semana da Paz para receber a comenda Mensageiro da Paz. Nascida em Sananduva, Iolanda atua desde 1992 no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), tendo percorrido mais de 10 mil quilômetros em cavalgadas pelo município, Estado e país. Para o tradicionalista Ildefonso Jacques, Iolanda foi escolhida por sua dedicação a tantas cavalgadas em que a bandeira da paz precisou ser levada a todos os cantos do município, região e Estado.
– Iolanda é um exemplo de luz e paz no coração. É uma mensageira da paz, um exemplo de simplicidade e de anonimato. Ela fez do tradicionalismo um instrumento de paz – ressaltou Ildefonso Jacques.
Durante a sessão solene, os tradicionalistas renovaram os “apelos de paz” nas relações entre os poderes legislativo e executivo de Uruguaiana. O presidente da comissão organizadora da 11ª Semana da Paz, Laurindo Souza, pregou a pacificação, citando trechos bíblicos das cartas de São Tiago.
– Estamos vivendo um momento único. Viemos fazer a integração e a parceria com os poderes executivo e legislativo. Queremos paz, desejamos paz. Se quisermos uma vida melhor, devemos construir a paz, começando pelo nosso interior, nossa casa, nosso bairro e nossa cidade – enfatizou.

23 de fevereiro de 2007