Melhorias para o interior de Uruguaiana são solicitadas na Câmara

a Câmara Municipal, produtores rurais e moradores do interior de Uruguaiana manifestaram sua indignação com as más condições das estradas vicinais e vias de acesso aos distritos. Na oportunidade da audiência pública realizada nesta segunda-feira, dia 26 de maio de 2014, motivada pela Associação Rural de Uruguaiana, Sindicato Rural de Uruguaiana e Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, houve manifestação dos produtores com a interrupção do trânsito em frente ao Legislativo.

Além das más condições das estradas e bretes que representam intrafegabilidade no transporte escolar, escoamento da safra e acesso para tratamento de saúde, foi tratado o aumento do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) que não foi investido nas necessidades do interior. O Poder Executivo, representado pelo secretário Municipal de Fazenda, Luiz Henrique Fanti, justificou relatando dificuldades financeiras da administração.

Durante as explanações, foi destacada a importância do interior para a arrecadação do município, em contraponto a falta de investimentos em sua infraestrutura. As solicitações serão encaminhadas ao Executivo. Caso não haja atendimento, como meio pedagógico, será buscada a judicialização do assunto, já que o Executivo tem a obrigação de cumprir o que foi estabelecido na plataforma de governo.

Em documento, será reafirmada a necessidade de criação de secretaria específica do interior, de deslocamento das máquinas adquiridas pelo PROVIAS para o interior (conforme estabelecido e não cumprido pelo Executivo), de definir a destinação de recursos do ITR, na integralidade, para as estradas do interior do município; a utilização do material disponibilizado pela ‘Foz’ para fins de encascalhamento e patrolamento de estradas; a parceria público-privada ou com o exército, ou a terceirização e/ou convênio com o governo do Estado para a realização dos serviços de recuperação e conservação das estradas do interior do município; entre outras soluções.

O presidente da Casa, garantiu o cumprimento do papel do parlamento de fiscaliza as ações e investimentos do Executivo. “Estamos todos de parabéns por nos mobilizarmos em busca do respeito pela história de Uruguaiana que é genuinamente do campo. O documento encaminhado ao Prefeito tem o intuito de colaborar as soluções para os problemas apresentados na audiência. Creio que o prefeito entenderá tudo o que foi manifestado, caso contrário o Ministério Público será acionado para respaldar o Legislativo e participantes desse pleito na melhoria da vida de familias inteiras que permanecem na zona rural”, considerou Ronnie.