Medicamentos descartados no lixão

3 de outubro de 2012

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde e Meio Ambiente foi até o lixão do município para averiguar denúncias sobre a presença de medicamentos descartados no local. Foram encontradas cerca de 60 caixas de diurético com a identificação da Secretaria de Saúde de Uruguaiana e com a data de validade expirada desde 2009.

O presidente da Comissão, vereador José Clemente Corrêa, buscará informações sobre os motivos do descarte, considerando que alguns munícipes já afirmaram não receber medicamentos do município. “Se não há medicamento para oferecer à população, porque esses estariam fora da validade e no lixo?”, considerou.

A legislação federal dispõe sobre as formas adequadas de descarte de resíduos perigosos. De acordo com a ANVISA e o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, cabe aos geradores de resíduos de serviços de saúde, desde a sua geração até disposição final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de saúde pública. A Patrulha Ambiental esteve presente no local para registrar a ocorrência e acrescentou que o município deve gerenciar, sistematizar e registrar todos os materiais sob seu controle.