Más condições para TFD são questionadas em audiência pública

Os problemas no transporte para Tratamento Fora Domicílio foram destaque na audiência pública realizada nesta terça-feira, dia 11 de agosto de 2015, na Câmara Municipal. A Comissão de Serviços Municipais com Conselho de Saúde promoveram o evento para expor as diversas denúncias sobre demora para o atendimento e péssimas condições nos veículos de transporte, ainda buscar esclarecimentos sobre a prestação do serviço e acordo para melhorias aos pacientes.

IMG_7703

A reunião foi presidida pelo presidente da Comissão, vereador Rafael Alves (SDD), com vereadores Egídio de Carvalho (PSDB), Marcelo Lemos (PDT), Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP). Durante as explanações, foi destacado o valor gasto anualmente com a empresa responsável pelo transporte de pacientes para tratamento na capital, cerca de 1 milhão e 200 mil reais. Também falhas nos agendamentos realizados em outros municípios da região e mal atendimento aos pacientes que procuram o serviço.

Munícipes presentes denunciaram veículos da Prefeitura sem condições de uso, interrupção frequente dos serviços e meses de espera por atendimento. “Já ouve casos onde os pacientes foram transportados no chão das vans, além dos relatos sobre alta velocidade e má condução dos veículos pelos motoristas”, esclareceu uma das denunciantes que, na audiência, apresentou fotos da situação.

Esclarecimentos da Secretaria

A secretária Municipal de Saúde, Saionara Marques, foi questionada pelos vereadores e presentes sobre a situação. Conforme o apresentado, o sistema do TFD é regulamentado pelo Estado que estabelece a lista de atendimentos prioritários, assim como é estabelecido pelo Ministério da Saúde a regionalização e a descentralização do atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Os cancelamentos foram justificados pelos débitos da Prefeitura com a empresa que foram negociados e estão sendo pagos. Na oportunidade foram anunciadas mudanças no local de atendimento da Secretaria de Saúde, ainda relatada a dificuldade em relação ao número de profissionais para atender diversas especialidades.

A partir da audiência pública foi firmado que a secretaria averiguará os problemas relatados. Também a Comissão da Casa Legislativa e Conselho de Saúde trabalharão na fiscalização e na realização de sugestões expostas na oportunidade, como aquisição de veículos para o atendimento à população.