Maria do Carmo sugere assinatura de convênio com a UFSM

A vereadora Maria do Carmo (PT) sugeriu, na reunião desta quinta-feira, que o prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) formalize o convênio proposto pela Universidade Federal de Santa Maira (UFSM) para a realização de estágio pelos alunos da Unipampa na rede pública municipal de saúde. A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a direção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Pampa (Unipampa) encaminharam ofícios ao prefeito propondo a celebração do convênio, mas ainda não obtiveram resposta.
O convênio permitiria atividades de extensão universitária e a realização de aulas práticas pelos alunos da instituição na rede de saúde pública do município. Segundo a vereadora Maria do Carmo Victorino, presidente da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, os ofícios até o momento não teriam sido respondidos pela administração municipal. Os ofícios foram encaminhados pela UFSM em 6 de fevereiro e em 20 de março passado. No último ofício, a UFSM encaminhou também a proposta de convênio com vista ao desenvolvimento de aulas práticas dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia na rede de saúde pública local. Pela proposta, ao município competiria disponibilizar a infra-estrutura física e o material permanente aos alunos e professores da Unipampa. A proposta salienta que a infra-estrutura e o material já existem na rede municipal de saúde.
Na sessão de terça-feira passada, o prefeito encaminhou um projeto semelhante que surpreendeu a vereadora. A proposta de Felice visa firmar convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A vereadora estranha o conteúdo do projeto porque a UFRGS não possui cursos de graduação no município.

10 de maio de 2007