Manifestantes pedem liberação de jovens detidos na Argentina

Manifestantes e vereadores da Câmara Municipal de Uruguaiana bloquearam, por menos de uma hora, a cabeceira da ponte internacional que liga a cidade brasileira à vizinha Paso de los Libres (Argentina). O objetivo da manifestação foi o de chamar a atenção das autoridades argentinas para a falta de reciprocidade no tratamento dado aos jovens brasileiros detidos pela polícia, e mantidos presos pela Justiça Provincial de Corrientes, sob a acusação de terem praticado um furto na cidade de Paso de los Libres.

Os jovens estão detidos desde 13 de junho apesar de ter testemunhas e provas de que não participaram do assalto ocorrido por volta de 7h da manhã daquele dia. Os dois jovens alegam que ingressaram no território argentino por volta de 10h do dia 13 de junho. A Justiça do país vizinho, no entanto, se negou a ouvir testemunhas que confirmariam a versão dos jovens brasileiros.

A manifestação na cabeceira da ponte internacional (lado brasileiro) foi organizada pelos vereadores da Comissão de Direitos Humanos. A Polícia Rodoviária Federal acompanhou o bloqueio que começou por volta de 12h, havendo formação de uma pequena fila de veículos. Amigos e familiares dos dois jovens detidos em Paso de los Libres também participaram da organização da manifestação. Os manifestantes anunciaram que irão voltar a bloquear a ponte internacional caso os jovens não sejam liberados.

23 de junho de 2009