Manifestação bloqueará ponte internacional nesta terça-feira

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Uruguaiana vai promover uma manifestação com uma hora de duração, na cabeceira da ponte internacional que liga a cidade brasileira à vizinha Paso de los Libres (Argentina). O objetivo será chamar a atenção das autoridades argentinas para a falta de reciprocidade no tratamento dado aos jovens brasileiros detidos pela polícia, e mantidos presos pela Justiça Provincial de Corrientes, sob a acusação de terem praticado um furto na cidade de Paso de los Libres.

O assalto ocorreu por volta de 7h da manhã de sábado, 13 de junho. Os dois jovens, no entanto, alegam que ingressaram no território argentino por volta de 10h de sábado. A Justiça do país vizinho se negou a ouvir testemunhas que confirmariam a versão dos jovens brasileiros, como o motorista do ônibus da empresa que opera o transporte de passageiros entre as duas cidades.

A manifestação na cabeceira da ponte internacional (lado brasileiro) está sendo organizada pelos vereadores Rafael Alves (PSDB), José Clemente Corrêa (PT), Ronnie Mello (PP) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB). A Polícia Rodoviária Federal estará no local para interromper o trânsito entre 12h e 13h. Amigos e familiares dos dois jovens detidos em Paso de los Libres também participam da organização da manifestação. Os organizadores da manifestação solicitam que os participantes vistam camisetas das seleções do Brasil e da Argentina, ou que levem as bandeiras nacionais dos dois países. Os jovens brasileiros detidos são Giovani de Aquino D’Ávila, 21 anos, e William Lemos, 20 anos. “Queremos chamar a atenção das autoridades argentinas para a reciprocidade que deve existir entre os países do Mercosul”, disse o vice-presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa.

22 de junho de 2009