Maio será de campanha de combate ao relacionamento abusivo

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que institui campanha sobre “Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo em Uruguaiana”.

A proposição de vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi votada dia 27 de junho de 2024.

Relacionamentos abusivos envolvem situações em que uma pessoa exerce poder e controle sobre a outra de forma contínua e prejudicial. Os sinais podem ser sutis no início, mas tendem a se intensificar com o tempo. Algumas características comuns incluem controle excessivo, isolamento, manipulação emocional, ameaças e intimidação, além de violência física e sexual.

O objetivo é promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade. A campanha deve ser realizada, anualmente, no mês de maio.

No mês de atividades, o Poder Público Municipal poderá desenvolver ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e, ainda, por meio da produção de material online e/ou impresso explicativo.

“Buscamos refletir sobre esses relacionamentos que impactam em diversos aspectos das vidas pessoais, na saúde mental e física, e podem acontecer em qualquer contexto, seja entre parceiros românticos, familiares, amigos ou colegas de trabalho”, afirmou Zulma.

A proponente destaca que, muitas vezes, as vítimas não conseguem identificar os sinais de um relacionamento abusivo. Assim, a campanha visa difundir informações que possam auxiliar na libertação desse ciclo de violência, proporcionando suporte e orientação para as vítimas.