Luta contra IST/Aids é destaque na Câmara

Estamos no “Dezembro Vermelho”, instituído pela Lei 4.870/17, para campanha de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Para explanar sobre o tema, a tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana foi utilizada pela coordenadora do programa municipal relacionado ao assunto, Maria Aparecida Bofill, por solicitação da vereadora Zulma Ancinello (PRB).

No dia 10 de dezembro de 2020, foram relatadas as ações desenvolvidas no município pela equipe multiprofissional; as atividades de aconselhamento, diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS, IST, HV, TB; atividades de prevenção e assistência articuladas; também os dados estatísticos.

Durante a exposição, registrou-se que em 2020 o município saiu da relação do 100 municípios do ranking nacional pela primeira vez desde 2010. Uruguaiana destacava-se no cenário nacional e estadual, possuindo alta incidência de Aids na lista do Ministério da Saúde.

Ainda salientou-se a inauguração do LAMINF, parceria Prefeitura/SMS/Setor IST/AIDS + UNIPAMPA, que reduziu o prazo dos resultados dos exames que eram de um mês para 48h, e a realização de testes rápidos para IST e AIDS em toda rede de saúde.

A respeito dos dados, o setor de IST/AIDS tem mais de 1600 pessoas cadastradas, sendo de 10 a 19 anos 36 pessoas; 38 crianças; 36 crianças expostas menores 2 anos/acompanhamento, e dez gestantes.

O perfil epidemiológico identifica a concentração de pacientes na faixa etária de ambos os sexos de 20 a 49 anos, a categoria de exposição ao HIV é heterossexual e os índices de mortalidade por AIDS e contaminação de sífilis são altos.