Lixo eletrônico – conscientização e coleta adequada

A preocupação com o destino do lixo eletrônico, a falta de fiscalização e a falta de cumprimento da legislação pertinente foram assuntos que ocuparam a atenção dos vereadores na reunião ordinária da Câmara Municipal na manhã de hoje(15/03/11).

O tema foi levantado a partir de um requerimento do ver. José Clemente (PT), no qual solicita informações da Prefeitura Municipal sobre que medidas e programas o Município vem desenvolvendo para o recolhimento do lixo eletrônico e a localização dos postos de coleta para que a comunidade possa ser orientada.

O debate, que se instalou, girou em torno dos malefícios causados ao meio ambiente quando esse tipo de material é descartado de forma inadequada. Os vereadores Rafael Alves (PSDB), Josefina Soares (PSDB) e Neraí Kaufmann (PSDB) somaram-se à iniciativa dizendo que a Secretaria de Meio Ambiente deverá adotar algumas medidas para adequação, além de citarem as leis municipal e federal que disciplinam a matéria, mas que não são observadas em sua totalidade. O ver. Adalberto Silva (PP) disse que fosse estendida a preocupação ao destino do óleo de cozinha utilizado, sugerindo que o caminhão da coleta seletiva tenha recipiente adequado para recolher o produto.

Os vereadores Gilberto Risso (PMDB), Francisco Barbará (PMDB) e o presidente Ronnie Mello (PP) abordaram os danos ambientais irreversíveis que podem ser causados pelos resíduos radioativos lançados na natureza, como é o caso de baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e peças de aparelhos eletrônicos, como os de tv, e citaram casos notórios de contaminação que em mais de 25 anos não foi cessada.

Ao final da discussão do requerimento, os parlamentares concordaram que Uruguaiana deve realizar uma ação mais eficaz e adotar uma campanha efetiva quanto à forma de descarte do lixo eletrônico.