Lideranças do setor de transporte internacional relatam viagem a Brasília

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker, e o vice-presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, apresentaram, nesta quinta-feira (09/07/09), aos vereadores de Uruguaiana, um relato da viagem que realizaram à capital federal, onde mantiveram reuniões no Ministério das Relações Exteriores, Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O tema tratado com as autoridades federais foi a denúncia de extorsões praticadas contra os caminhoneiros brasileiros na Argentina.

Segundo Becker, a província argentina de Entre Rios arrecada mensalmente P$ 20 milhões (pesos argentinos) com cobranças de propinas. “Este é um problema deflagrado que não conseguimos resolver apenas na área técnica. Estamos buscando, a partir do apoio da Câmara Municipal de Uruguaiana, uma solução política para este problema”, declarou.

A comitiva de lideranças do setor de transporte internacional de Uruguaiana que se deslocou até Brasília, no mês de junho passado, incluiu representantes de 10 entidades que atuam no setor. Na capital federal, a comitiva contou com o apoio de dois senadores da República, cinco deputados federais e um deputado estadual. A Câmara Municipal de Uruguaiana também participou da comitiva e esteve representada pela vereadora Josefina Soares (PSDB), que, em maio passado, propôs a realização da audiência pública que debateu os casos de abusos cometidos contra os caminhoneiros na Argentina.