LIBRAS é destaque em proposições

Na reunião do dia 17 de dezembro de 2020, foram encaminhas três matérias tratando de ampliar a tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no município.

As proposições são da Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas).

Ao Poder Executivo foi indicada a instituição de Programa Central de Intérpretes da LIBRAS e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdas e Surdocegas. O objetivo é assegurar o atendimento da prestação de serviço público em situações em que o órgão público municipal não dispuser de servidor proficiente em LIBRAS, assim sendo disponibilizado na modalidade virtual a tradução.

A central de serviços também poderá disponibilizar atendimento de forma presencial, com horário agendado, mediante a presença de intérpretes de Libras nos órgãos que prestam serviços públicos.

Ainda será encaminhada sugestão para dispor o ensino de LIBRAS nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uruguaiana, como conteúdo a ser abordado no currículo das instituições. A matéria visa promover a interação e inclusão social entre as pessoas com deficiência sensorial auditiva e as demais.

“Para que aconteça a inclusão da pessoa com deficiência em todas as dimensões sociais, há que se começar a delinear a ideia de acessibilidade, isto é, a construção de propostas inclusivas em todas as instâncias da vida na sociedade. Estamos propondo ferramentas que garantem direito constitucional do ser humano”, destaca Irani.

Resolução trata de LIBRAS na Câmara Municipal

Projeto de Resolução foi apresentado tratando da presença de intérprete de LIBRAS nas atividades de Plenário no âmbito da Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposição será analisada pelas Comissões Técnicas.

O objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência auditiva acesso à atuação política do município. “A inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade também é nossa obrigação”, esclareceu o vereador Irani.