Legislativo trata de demanda do transporte internacional

Na reunião desta quinta-feira, dia 22 de abril de 2021, representantes do transporte internacional utilizaram a tribuna manifestando preocupação com a questão sanitária e de transmissibilidade do COVID-19 pela entrada de veículos de importação no território brasileiro. Por solicitação do vereador Marcelo Lemos (PDT), as reivindicações foram apresentadas por José Aldo Regazzon e Paulo Dutra.

A classe busca igualdade nos protocolos de enfrentamento ao CoronaVírus no Brasil em relação aos países limítrofes. As forças representativas do setor estão se mobilizando para minimizar os efeitos graves que estão sendo causados pela decisão da Argentina em exigir o teste RT – PCR dos motoristas brasileiros. A situação cria um gargalo no porto seco de Uruguaiana, assim como uma corrida a todos os laboratórios de análises clínicas existentes na cidade, tendo cada um em media diária 50/100 pedidos, cujo resultado está tardando até 36 horas, inviabilizando a logística do transporte e trazendo custos para o setor.

“Nossa preocupação é com motoristas e trabalhadores do transporte viário, mas também com a população de forma geral. Quando motoristas ingressam na aduana ficam a espera de liberação pela Receita Federal e nesse período frequentam os mais diversos locais da cidade como supermercados, farmácias, lojas, restaurantes. Quando um desses trabalhadores estiver positivado para a doença COVID 19, torna-se um vetor de contaminação”, considerou Regazzon.

Na oportunidade, o vereador Marcelo Lemos apresentou requerimento ao Poder Executivo para instalação de uma barreira sanitária na cabeceira da ponte Internacional, BR 290, mantendo ali naquele local durante os horários de entrada de veículos de importação no território brasileiro, agentes de saúde e/ou pessoas capacitadas que exijam a apresentação do teste RT – PCR negativo para o COVID 19 e que tenham sido realizados com no máximo 72 horas antes do ingresso.