Legislativo solicita ao MEC revisão dos cortes orçamentários para UNIPAMPA

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Ministério da Educação, Congresso Nacional e Assembleia Legislativa “Moção de Apoio” para revisão dos atos que estão praticamente inviabilizando as atividades dos campi da Universidade Federal do Pampa. Os vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Fernando Tarragó (PSD), apoiados pelos demais, intervém pela manutenção dos valores do custeio e dos investimentos já iniciados nos municípios. “Não podemos silenciar, concordando com o sucateamento da nossa Universidade. Pela primeira vez na região foi permitida a realização do sonho da formação superior, anteriormente, apenas aos segmentos econômicos superiores da nossa sociedade, com efeitos que se farão sentir por todo o futuro dos que agora tem esta felicidade”, considerou Marcelo. O Governo Federal proposto prevê a redução de 59%, passando de R$ 84 milhões para R$ 34 milhões, situação que afeta as 33 obras em andamento nos dez campi, redução de material de consumo, prestação de serviços entre outras perdas. LEIA MAIS...

            Os parlamentares destacaram o inegável salto de qualidade de vida e perspectiva de futuro em função do impacto social e econômico obtido através deste investimento público federal; o extraordinário aumento da atividade econômica da cidade pelo fluxo de estudantes e a designação de servidores e professores, com evidente progresso em aluguéis, construção civil, comércio em geral e todo tido de prestação de serviços.

          Na sessão plenária desta quinta-feira, dia 9, também foi registrado o impacto negativo com a redução da qualidade dos cursos em razão desta medida, bem como a capacidade de gerar informação através das atividades acadêmicas. “Quando se anuncia a retomada do crescimento do país, não se concebe que ela seja marcada simplesmente pela redução dos investimentos e do preparo do nosso futuro”, finalizou o vereador Tarragó.