Legislativo, Secretaria de Segurança Pública, OAB, CDL, todos reunidos pela Segurança em Uruguaiana

As forças vivas do Município, representadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública – Sec. Vitor Gediel Machado, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Presidente Roberto Gick, Câmara de Dirigentes Lojistas – Diretor Clarindo Barbosa, Brigada Militar – Capitão Leandro Bastos, Polícia Civil – Delegado Jader Duarte, estiveram reunidas com os vereadores, na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, debatendo os problemas que a cidade vem enfrentando na área da segurança pública.

A reunião foi provocada pelo fato de o delegado de Polícia Civil Jader Ribeiro Duarte ter manifestado sua intenção em sair de Uruguaiana, em razão das condições precárias de serviço dos policiais civis e da falta de reconhecimento do trabalho desenvolvido, o que agravaria a carência que vive nossa cidade na área de segurança.

Segundo o delegado Jader, Uruguaiana possui um número de policiais bem aquém do necessário, o que exige trabalho redobrado dos agentes, entretanto, sem a contrapartida do Estado, que não promove cursos de aperfeiçoamento, nem ações de apoio e sustentabilidade, gerando a desmotivação dos servidores e o desinteresse em permanecer em Uruguaiana, pois em outros municípios, as condições de trabalho são melhores, a periculosidade é menor e as possibilidades de promoção são reais.

O presidente da OAB, Dr. Roberto Gick, presente à reunião, manifestou sua preocupação com o descaso do Poder Público Estadual para com nossa cidade, dizendo ser necessária a mobilização de todos para a busca de soluções, ou Uruguaiana passará a ser uma “cidade sem lei”, sem polícia.

O Secretário Gediel também disse da importância em se tratar desse assunto e que não se pode mais esperar, e mais do que discutir o assunto, devem ser cobradas ações das autoridades competentes.

Na ocasião, todos os presentes receberam cópia do documento elaborado na Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública da Câmara e entregue ao Secretário Estadual de Segurança Pública em outubro de 2009, contendo as reivindicações da área e a denúncia do descaso com Uruguaiana.

Da reunião de hoje, ficou definida a formação de uma Comissão Mista de vereadores e representantes de órgãos públicos, entidades e organizações para deslocamento até Porto Alegre na próxima semana para tratarem diretamente com a Governadora do Estado Yeda Crusius, exigindo medidas imediatas. Também será debatido o assunto na reunião da ULFRO – União dos Legislativos da Fronteira Oeste, na próxima quinta-feira, em Porto Alegre, onde vereadores uruguaianenses estarão presentes.

8 de abril de 2010