Legislativo se mobiliza para viabilizar retomada de cirurgias eletivas
13 de janeiro de 2014
A preocupação com o cancelamento da realização de cirurgias eletivas em Uruguaiana foi manifestada ao Poder Legislativo pelo médico Claudio Conte. Em reunião com o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello e vice-presidente, vereador Irani Fernandes, o profissional manifestou a situação de acúmulo de pacientes em espera pelos procedimentos básicos de saúde desde o final de 2013. Questionado pelos vereadores, Conte afirmou que possui pacientes que aguardam cirurgias desde o mês de Agosto de 2013. O vereador Rafael Alves não pode estar presente na reunião, mas já havia conversado com o presidente do Legislativo manifestando extrema preocupação com o tema.
Após a administração do Hospital Santa Casa de Caridade ser retomada pela Provedoria da instituição, não houve renovação de convênio entre Prefeitura com os profissionais cirurgiões para realização das cirurgias eletivas. Diante do fato, cerca de 300 pacientes aguardam providências.
A responsabilidade do município em providenciar os procedimento em Uruguaiana ou em outra cidade foi citada. Há lei municipal em vigência que regulamenta e dispensa recursos à área, neste sentido o Poder Legislativo articulará seu cumprimento junto à Prefeitura e ao Ministério Público.
Em encontro com o promotor Diego de Correa Barros, na tarde desta segunda-feira, dia 13, foi informada a causa e solicitada a necessidade de intervenção do Ministério Público para acordo e solução do problema.